quarta-feira, 20 de junho de 2018

Dormir bem


Dormir bem ajuda a fortalecer a capacidade do organismo para combater infecções, ajudando a manter-se saudável, pois durante o sono o corpo produz proteínas extras que ajudam o sistema imune a ficar mais forte, principalmente em situações de estresse.
Outros benefícios de uma boa noite de sono incluem:
Reduzir o estresse
Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, ajudando a diminuir o estresse.
Controlar o apetite
O sono ajuda a regular os hormônios que afetam e controlam o apetite, por isso quando se dorme mal, estes hormônios ficam desregulados e o apetite aumenta, levando a um desejo por alimentos ricos em calorias, gorduras e hidratos de carbono.
Melhorar o humor
Pessoas que dormem bem durante a noite, andam mais contentes e bem-dispostas durante o dia. Pelo contrário, uma noite de sono insuficiente provoca agitação e mal-humor no dia seguinte. Além disso, quando dormir mal se torna um problema crônico, pode causar transtornos de humor de longo prazo, como depressão ou ansiedade, por exemplo.
Ativar a memória
Dormir bem permite que o cérebro processe melhor as novas experiências e conhecimentos, melhorando a memória. Durante o sono, o cérebro processa e consolida as memórias do dia, por isso noites mal dormidas podem fazer com que as novas informações não fiquem armazenadas corretamente, prejudicando a memória.
Estimular o raciocínio
Dormir mal afeta a cognição, atenção e a tomada de decisão e, por isso, pessoas que dormem mal têm maior dificuldade a resolver problemas de lógica ou matemática e a cometer erros como deixar as chaves na geladeira por acidente, por exemplo.
Rejuvenescer a pele
Uma boa noite de sono ajuda a rejuvenescer a pele, diminuindo as rugas e linhas de expressão, pois durante a noite as células da pele renovam-se e descansam e é produzida melatonina que ajuda a prevenir o envelhecimento.
Fonte: tuasaude.com

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Cebola e seus benefícios


De acordo com estudos, a cebola pode ajudar no tratamento contra o câncer, prevenção de doenças cardíacas, prevenção de artrite, asma, diabetes e distúrbios neurodegenerativos.

A cebola (nome da espécie Allium cepa L) faz parte da família das plantas Liliaceae, que também inclui outros vegetais saborosos como o alho e alho-poró.

Os vegetais de Allium, contêm óleos terapêuticos que possuem compostos de enxofre (sulfóxido de cisteína), são parcialmente responsáveis ​​pelo seu cheiro e sabor. 

Muitos dos benefícios para a saúde da nutrição, são trazidos pela cebola (especialmente quando se diz respeito sobre tratar naturalmente o câncer).

Confira a seguir motivos fundamentais para incluir a cebola em sua alimentação de verdade.

Previne o câncer
De acordo com muitos estudos clínicos que analisam os benefícios nutricionais da cebola.

As cebolas ajudam a reduzir o risco de desenvolver câncer de cólon, ovário e boca através do seu rico suprimento de antioxidantes que previnem o dano celular.  

Os compostos de enxofre da cebola foram encontrados em estudos para prevenir o crescimento de tumores e desenvolvimento de câncer, protegendo as células da mutação e induzindo a apoptose.

Protege a Saúde do Coração
A saúde do coração está entre os benefícios da cebola. Devido à presença de fibrinolíticos, a cebola oferece proteção cardiovascular, reduzindo o risco de formação de coágulos sanguíneos.

Além disso, eles podem proteger contra o colesterol LDL “ruim”. Eles fazem isso limitando a atividade dos radicais livres prejudiciais nos vasos sanguíneos, reduzindo o estresse oxidativo e melhorando a circulação sanguínea e os níveis de pressão arterial.

Ajuda a manter ossos fortes
A cebola podem ajudar a estimular uma maior densidade mineral óssea, o que reduz o risco de fraturas.

Um estudo realizado pelo Departamento de Medicina Familiar da Universidade da Carolina do Sul, descobriu que a densidade óssea aumentou em mulheres, à medida que a frequência do consumo de cebola cresceu.

Pesquisadores concluíram que as mulheres que consomem cebolas com mais frequência; podem diminuir o risco de fraturas do quadril em mais de 20%, em comparação com quem não consome.

Um possível mecanismo responsável pelos benefícios de construção óssea da nutrição dela, pode ser uma substância que ajuda a inibir a quebra do osso, preveni a osteoporose e a perda óssea induzida por corticosteroide reversa.

Previne e gerência a diabetes
A prevenção da diabetes também faz parte dos benefícios da cebola. Uma grande meta-análise feita pelo Instituto de Pesquisa de Recursos de Plantas na Coréia descobriu que o extrato de cebola pode ajudar a combater o diabetes.

O consumo regular pode ajudar a reduzir as concentrações de glicose plasmática e o peso corporal.

Elas ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue liberado na corrente sanguínea, e a prevenir a resistência à insulina.

Reduz o risco de artrite e asma
Ela também pode ajudar na prevenção de artrite e asma. As cebolas são um ótimo alimento anti-inflamatório, e são uma das melhores escolhas vegetais se você sofre de doenças inflamatórias dolorosas, como artrite ou asma.

De acordo com a Fundação Nacional de Artrite, a quercetina encontrada nas cebolas pode ser especialmente benéfica para os sofredores de artrite porque ajuda a inibir leucotrienos causadores de inflamação, prostaglandinas e histaminas que pioram a dor e o inchaço.

Defende contra infecções respiratórias
Um dos principais benefícios da cebola para a saúde, inclui a proteção imunológica. Tente consumir mais cebolas como forma natural de vencer e prevenir resfriados.

Especialistas acreditam que certos nutrientes presentes na cebola podem aumentar a defesa imunológica, combater a inflamação, reduzir o muco nas passagens nasais, pulmões e sistema respiratório. E pode ainda ajudá-lo a se sentir melhor rapidamente.

Pode ajudar com a fertilidade
Os antioxidantes têm um grande impacto nos parâmetros de saúde do esperma, de modo que as cebolas podem ser uma maneira natural de melhorar a fertilidade.

Portanto, a compra de cebolas orgânicas nem sempre é necessária se você estiver em busca de uma alimentação de verdade.

Sabe-se que as cebolas duram muito. Você pode armazená-las em sua bancada por cerca de um mês antes de começarem a ficar ruins, então não há desvantagem para estocar esse alimento, além de fazê-las em conserva.

Mas não se esqueça, todo alimento, mesmo natural, precisa ser consumido de forma equilibrada.

fonte: drjulianopimentel.com.br