Também conhecido pelos nomes de erva de serpentes, cipó-catinga, erva-de-cobra, uaco, erva-de-serpentes, erva-cobre e guaco-do-cheiro, o guaco é uma planta medicinal originária da América do Sul, que pode ser encontrada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Ela pode ser cultivada nas matas e no cerrado.
As folhas da planta são utilizadas no preparo de um chá, que pode trazer diversos benefícios entre eles:
1. Auxílio ao tratamento da bronquite
A bebida preparada a partir da planta medicinal é considerada auxiliar no tratamento da bronquite por possuir substâncias broncodilatadoras, ou seja, trabalham no relaxamento do músculo bronquial e aumenta a passagem de ar pelos brônquios.
Em tempo: a bronquite é uma condição caracterizada pela inflamação das passagens de ar para os pulmões e traz sintomas como tosse acompanhada de muco, ronco, chiado no peito, fadiga, dificuldade para falar, falta de ar, febres, calafrios e desconforto no peito.
2. Alívio da asma e da tosse
As propriedades expectorantes, antiasmáticas e anti-inflamatórias da planta medicinal fazem com que ela também contribua com o alívio da asma e da tosse.
3. Contribui com o tratamento de problemas respiratórios
Por conta de suas propriedades expectorantes, broncodilatadoras e supressoras da tosse, o chá de guaco ainda pode contribuir com o tratamento de outros problemas respiratórios como pleurisia – inflamação das pleuras, que são os tecidos de revestimento dos pulmões -, resfriado, gripe e dor de garganta.
4. Combate ao inchaço
O guaco é uma erva que também é dotada de propriedades sudoríficas. Isso significa que o seu chá pode estimular, provocar ou induzir a transpiração. Isso colabora com a eliminação do excesso de líquido do corpo, que também fica retido, trazendo o indesejável inchaço.
5. Possui propriedades antiespasmódicas e analgésicas
Ao lado de sua ação anti-inflamatória, essas propriedades do guaco fazem com que o chá obtido a partir planta medicinal:
6. Contribua com o tratamento da artrite
7. Colabora com a melhoria de inflamações intestinais
8. Ajuda a tratar úlceras
9. Sirva de auxílio ao tratamento do reumatismo
10. Efeitos benéficos obtidos a partir da decocção
O chá de guaco preparado por meio da decocção de suas folhas, processo que consiste em ferver as partes da planta utilizadas na receita juntamente com a água durante alguns minutos, também traz alguns benefícios. Esse modo de preparo ajuda a:
11. Aliviar dores reumáticas
12. Tratar neuralgias – dor ou queimação bastante forte em um ou mais nervos do corpo
13. Lidar com eczemas – infecção aguda ou crônica da pele, que apresenta sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão
14. Amenizar coceiras
15. Tratar feridas
Nos casos de problemas na pele, as condições provavelmente serão tratadas com a aplicação das folhas no local afetado. Consulte o seu dermatologista para verificar qual a melhor forma de utilizá-las em relação ao seu problema em particular.
16. Diarreias e cólicas
O chá de guaco ainda é apontado como benéfico em relação a problemas como diarreias e cólicas.
Fonte: mundoboaforma.com.br