Rica em antioxidantes, excelente para a saúde da próstata, rica em fibras que auxiliam na perda de peso e ótima para o coração. Conheça os benefícios da abobrinha e saiba como usá-la.
A abobrinha é o fruto da Cucurbita pepo, e pertence à família da melancia, melão, abóbora e pepino. Ela pode ser encontrada nas cores amarelo, verde claro e verde escuro.
Mas o que poucos sabem é que esse vegetal pode trazer diversos benefícios para a saúde.
Veremos então a seguir quais são as propriedades da abobrinha e os benefícios que ela pode trazer para a saúde, além de conhecer algumas formas de incluí-la na dieta.
A abobrinha é rica em diversas vitaminas e minerais, como a vitamina C e o potássio. Além disso, ela possui em sua composição grande quantidade de antioxidantes.
Assim, ela é capaz de trazer vários benefícios para a saúde, como veremos a seguir.
É rica em antioxidantes
Essa talvez seja a característica mais marcante da abobrinha. Ela é rica em vitamina C e carotenoides, como a luteína e a zeaxantina.
Assim, ela pode ajudar a combater os efeitos danosos do acúmulo de radicais livres, como:
- Inflamações: Diversos estudos, como este publicado no periódico Current pharmaceutical design, mostram que os antioxidantes ajudam na regulação do sistema imunológico, tendo um papel importante na proteção contra problemas inflamatórios.
- Degeneração macular: Os carotenoides presentes na abobrinha auxiliam na proteção da mácula, ajudando a evitar problemas de visão comuns na terceira idade.
- Câncer: Outro efeito dos antioxidantes é a proteção do DNA das células contra as ações dos radicais livres. Assim, o consumo regular de alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar a evitar o problema.
Para obter integralmente os benefícios da abobrinha relacionados aos antioxidantes, é necessário consumir não somente a polpa, mas também a casca e as sementes, já que muitos nutrientes antioxidantes valiosos são encontrados nessas partes.
A abobrinha ajuda a manter a saúde da próstata
O consumo regular da abobrinha pode beneficiar homens que sofram de hiperplasia prostática benigna (HPB), que é o aumento não canceroso da próstata.
De acordo com um estudo publicado no periódico Archivio italiano di urologia e andrologia em 2016, a abobrinha pode ajudar a amenizar os sintomas da HPB, como a retenção urinária.
Fortalece dentes e ossos
O cálcio presente na abobrinha ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes, e quando ela é inserida em uma dieta com outras fontes de minerais, pode contribuir para a prevenção de problemas como a osteoporose.
Ela é rica em fibras
As fibras alimentares presentes na abobrinha ajudam na redução dos níveis sanguíneos de colesterol ruim, o LDL, e açúcar. Além disso, as fibras também ajudam a manter o bom funcionamento do intestino, evitando quadros de constipação.
Cada 100 gramas fornece 1,28 g de fibras alimentares. Veja a tabela nutricional completa da abobrinha no final deste artigo.
Excelente para o coração
Como a abobrinha é rica em potássio, ela ajuda a diminuir a pressão arterial. Assim, ela é uma ótima aliada para quem tem hipertensão.
Além disso, seus antioxidantes ajudam a evitar inflamações e o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias, protegendo o coração de diversas doenças cardiovasculares.
Auxilia na perda de peso
A abobrinha é um excelente alimento para redução de peso, uma vez que possui pouquíssimas calorias e carboidratos.
Ela cozida, com casca, contém apenas incríveis 17 calorias por porção de 100 g, sendo uma das “queridinhas” nas dietas para redução de peso. Assim, é recomendável utilizar a abobrinha em substituição a outros alimentos mais calóricos.
Cuidados na compra e conservação da abobrinha
- Procure sempre pelas abobrinhas mais firmes e com casca brilhante;
- Não compre as que estiverem furadas, rachadas, com manchas escuras ou partes moles;
- Prefiras as abobrinhas menores, pois são mais saborosas;
- Uma boa dica para compra é a abobrinha orgânica, reduzindo, assim, o risco de contaminação por agentes pesticidas.
- Uma vez que estragam com facilidade, compre apenas a quantidade que você pretende utilizar em poucos dias;
- Antes de guardar, lave bem a abobrinha com uma escovinha em água corrente, enxugue e guarde na geladeira até a utilização;
- Após o preparo, a abobrinha também pode ser congelada para consumo futuro;
Nenhum comentário:
Postar um comentário