Embora pouco conhecida no Brasil, a abóbora cabotiá, também conhecida como abóbora japonesa, é um alimento que pode trazer vários benefícios para a saúde e a boa forma.
Isso acontece porque esse vegetal é rico em vitaminas do complexo B, vitamina C e fibras alimentares, além de compostos antioxidantes, que são responsáveis por suas propriedades medicinais.
O que é a abóbora cabotiá ou japonesa?
Apesar de o nome abóbora japonesa sugerir uma origem asiática, essa abóbora é originária da África e espalhou-se pelo mundo através das peregrinações dos portugueses.
Já no Brasil, seu uso não é tão comum quando comparado ao de outros tipos de abóbora, apesar das suas qualidades amplamente reconhecidas pelos profissionais da saúde.
A abóbora cabotiá é saborosa, possui a polpa doce, cremosa e de cor laranja forte, devido ao alto teor de betacaroteno presente no alimento. O sabor assemelha-se ao gosto da batata doce, mas com as propriedades nutricionais que somente as abóboras japonesas podem oferecer.
E até mesmo a sua casca pode ser consumida sem preocupações, pois é uma fonte de fibras, ferro e vitamina C.
5 benefícios da abóbora cabotiá
A abóbora japonesa é um vegetal rico em uma série de nutrientes essenciais para a manutenção do bom funcionamento do organismo.
É rica em antioxidantes
Por ser um vegetal rico em compostos antioxidantes, como os carotenoides, a abóbora cabotiá é uma excelente aliada no combate aos danos causados pelos radicais livres.
Por isso, o seu consumo regular ajuda a prevenir problemas de saúde como:
- Doenças inflamatórias e autoimunes: O efeito regulador do sistema imunológico trazido pelos antioxidantes ajuda o organismo a evitar as reações imunes exageradas, como as que ocorrem nas inflamações;
- Alguns tipos de câncer: Outro efeito dos antioxidantes é a proteção ao DNA das células contra o estresse oxidativo, o que ajuda a prevenir muitas das mutações causadoras do câncer.
Contribui para a saúde dos olhos e da pele
A abóbora cabotiá é rica em um composto chamado betacaroteno, que é considerado um de seus principais nutrientes.
Esse antioxidante age na proteção do organismo como um rodo, mas tem um efeito mais forte nos olhos e na pele, que são os órgãos mais afetados pelo estresse oxidativo.
Assim, incluir essa abóbora no cardápio é uma ótima forma de auxiliar na prevenção de problemas como envelhecimento precoce da pele, catarata e degeneração macular.
Mantém o bom funcionamento do intestino
A abóbora cabotiá é um alimento em fibras, e em 100g do vegetal cozido, encontramos 2,46g do nutriente.
Essa quantidade pode parecer pequena, mas ela corresponde à 10% da recomendação diária de fibras, e o seu consumo está associado à prevenção de problemas como a constipação intestinal.
Ajuda a emagrecer com saúde
As propriedades nutricionais da abóbora cabotiá fazem dela uma ótima aliada da perda de peso, um efeito que se deve principalmente aos seguintes aspectos:
- Tem poucas calorias, o que a torna um ótimo acompanhamento para diversas refeições;
- É rica em fibras solúveis e insolúveis, e por isso ajuda a reduzir a absorção de gorduras e carboidratos, além de manter a sensação de saciedade por mais tempo;
- Contém carboidratos complexos, e assim contribui para a prevenção dos picos de insulina.
Assim, incluir a abóbora cabotiá na dieta pode contribuir para o emagrecimento saudável, desde que o consumo esteja associado à uma dieta balanceada e à prática de atividades físicas.
Ajuda a manter a saúde do coração
Por fim, a abóbora cabotiá pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Isso se deve principalmente à presença das fibras alimentares, que ajudam a reduzir os níveis sanguíneos de colesterol LDL e de triglicérides, e assim diminuem o risco de formação das placas gordurosas nas paredes das artérias.
Além disso, os antioxidantes também contribuem para a proteção dos vasos sanguíneos, por seu efeito anti-inflamatório.
Fonte: mundoboaforma.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário