A canjica é um tipo específico de milho que comumente é misturado com outros ingredientes como leite, coco, leite de coco, açúcar e leite condensado. Receita tipicamente brasileira, ela se caracteriza como uma surpreendente e deliciosa sobremesa, visto seus variados benefícios que contribuem para a nossa saúde.
Conhecida em diferentes regiões do país, a canjica faz bem para o organismo, sendo uma excelente aliada da saúde. A canjica pode ser branca ou amarela e também pode ser chamada por outros nomes, como mugunzá no Nordeste, canjiquinha no Rio de Janeiro e jimbelê, corá e chá de burro em outras regiões.
Popularizada pelos escravos que utilizavam o alimento para fazer diferentes pratos de acordo com as possibilidades da época, sua origem é desconhecida, mas se acredita que tenha vindo da África ou da Ásia.
Por ser uma sobremesa, a canjica dá uma falsa impressão de não ser saudável, mas se engana quem pensa isso. Em apenas 100g do alimento, podem ser encontradas proteínas, vitaminas, fósforo, zinco e ácido fólico.
Rica em ácido fólico
A canjica é rica em ácido fólico. Com ele, seu cérebro mantém-se mais saudável evitando problemas como a depressão. Ele também é responsável pela formação de outras células do corpo, contribuindo com a saúde do organismo por completo.
Fonte de carboidratos
O carboidrato é o que nos dá energia no dia a dia. Caso não seja ingerido, outros nutrientes como as proteínas terão que suprir a sua falta, causando o desequilíbrio do corpo. Além disso, o consumo de carboidratos garante saciedade, evitando que você belisque alimentos fora de hora, assim, ajudando no emagrecimento.
Rica em fibras, regulando o intestino e diabetes
As fibras são aliadas do intestino, evitando a prisão de ventre. Por aumentarem a sensação de sacies, ajudam a emagrecer. As fibras também controlam a diabetes, diminuindo os níveis de açúcar no sangue.
Rica em vitaminas do complexo B
As vitaminas que podem ser encontradas na canjica são várias: B1, B2, B3, B5 e B6. Elas contribuem com o bem-estar do corpo e da mente. Por não serem muito produzidas pelo corpo humano, o seu consumo a partir de alimentos é fundamental.
Fonte de proteínas
As proteínas auxiliam o crescimento e reparação dos tecidos, ajudam na produção de hormônios, enzimas e anticorpos. Quem pratica esportes deve consumir proteínas pois elas evitam as lesões musculares.
Previne doenças cardiovasculares como o colesterol
A gordura presente na canjica auxilia o colesterol bom e combate o colesterol ruim. Com isso, os riscos de doenças cardiovasculares são reduzidos.
Ajuda a emagrecer
Como dito anteriormente, a canjica garante uma sensação de saciedade, fazendo com que você sinta fome. Sua alta quantidade de fibras, gorduras boas e baixos índices de colesterol fazem com que esse alimento auxilie o emagrecimento. Além disso, uma porção de 160g de canjica possui cerca de 115 calorias, menos do que uma porção de mesma proporção de arroz.
É bom lembrar que esses benefícios são alcançados apenas quando não há exagero nos ingredientes de preparo da canjica, como o açúcar e o leite condensado. Para os celíacos, a canjica também é uma ótima opção por ser livre de glúten.
Fonte: blog.vapza.com.br