quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Castanha do Pará e seus benefícios



A castanha do Pará é um fruto da família das oleaginosas, assim como as amêndoas e as nozes, que possuem diversos benefícios para a saúde, já que são ricas em proteínas, fibras, selênio, magnésio, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B e vitamina E.

Por também ser rico em antioxidantes, esse fruto ainda promove a diminuição do colesterol total, melhora o sistema imunológico e ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como de mama, próstata e cólon.

A castanha do Pará é um fruto de uma árvore chamada Bertholletia excelsa que cresce principalmente na América do Sul, podendo ser comprada em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais.

A castanha do Pará possui diversos benefícios para a saúde como:

Promove a saúde do coração

A castanha do Pará é rica em antioxidantes e outros compostos como o selênio e a vitamina E, os quais ajudam a diminuir o colesterol LDL, também conhecido como mau colesterol, e, consequentemente, a diminuir o risco de doenças como aterosclerose e infarto.

Além disso, contém magnésio, fibras e gorduras boas, como o ômega-3, que também favorece a diminuição do colesterol LDL e o aumento do colesterol bom, o HDL, assim como arginina e resveratrol, que são substâncias que melhoram a circulação sanguínea, prevenindo a trombose.

Previne o câncer

Devido ao seu alto teor de selênio, vitamina E e flavonoides, a castanha do Pará ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente o de pulmão, mama, próstata e cólon. Esses compostos possuem um elevado poder antioxidante que não só evitam os danos causados pelos radicais livres nas células, mas também aumentam as defesas do organismo, melhorando o sistema imune.

Mantém a saúde do cérebro

A castanha do Pará é rica em selênio e vitamina E, nutrientes com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a melhorar a função cognitiva e prevenir doenças como o Alzheimer, Parkinson e a demência senil, por exemplo.

Além disso, o consumo desse fruto ajuda a melhorar o humor, uma vez que a depressão pode estar associada a baixos níveis de zinco e selênio.

Mantém o cabelo e as unhas saudáveis

Por ser rico em selênio, zinco, vitamina B, ômega-3 e vitamina E, o consumo regular da castanha do Pará favorece a saúde dos cabelos, da pele e das unhas. Esses nutrientes são essenciais para o fortalecimento do cabelo e evitar a sua queda, para melhorar a cicatrização da pele, prevenir o envelhecimento precoce e a formação de rugas, além de fortalecer as unhas.

Reduz a pressão alta

Por ser rica em arginina, magnésio, potássio e antioxidantes, o consumo da castanha do Pará pode favorecer o relaxamento dos vasos sanguíneos, favorecendo a circulação do sangue e diminuindo, assim, a pressão arterial.

Fortalece o sistema imune

A castanha do Pará também fortalece o sistema imune, já que contém diversos componentes, como o selênio, que possui propriedades antioxidantes e ajuda a diminuir a inflamação. Além disso, o fruto é rico em zinco e em vitamina E, nutrientes que protegem o organismo contra infecções, prevenindo doenças como a gripe e o resfriado comum.

Pode ajudar a regular a tireoide

O selênio e o zinco são componentes necessários para a síntese de hormônios tireoidianos. A deficiência desses minerais pode causar hipotireoidismo e outras doenças relacionadas com a tireoide. Apesar de não estar totalmente comprovado, o consumo da castanha do Pará pode ajudar a regular a tireoide e beneficiar as pessoas que sofrem de problemas relacionados com essa glândula.

Excelente fonte de energia

A castanha do Pará é rica em gorduras saudáveis, principalmente poliinsaturadas e monoinsaturadas, que fornecem energia para o organismo. Além disso, é rica em proteínas e potássio que favorecem também o ganho e a recuperação dos músculos.

É importante mencionar que para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, a castanha do Pará deve ser incluída em uma dieta saudável e equilibrada.

Como consumir

Para obter os seus benefícios, é recomendado consumir 1 castanha do Pará por dia por cerca de 5 dias por semanas. No entanto, é importante não consumir mais de 10 g por dia, pois grandes quantidades desse alimento poderiam causar problemas como dor, fraqueza muscular e manchas nas unhas.

A castanha do Pará pode ser armazenada em um local fresco e protegido da luz solar para não perder as suas propriedades e pode ser consumida crua ou juntamente com frutas, vitaminas, saladas, cereais e sobremesas.


Fonte: tuasaude.com

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Benefícios do Amendoim



O amendoim é uma leguminosa rica em gorduras boas, como o ômega-3, que ajudam a diminuir a inflamação no corpo e proteger o coração, trazendo vários benefícios como prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, de aterosclerose e até de anemia, além de melhorar o humor.

Apesar de ser rico em gorduras e por isso possuir muitas calorias, o amendoim também possui um elevado teor de proteínas, o que faz com que seja uma fonte saudável de energia. O amendoim também é rico em vitamina do complexo B e E, e é um antioxidante natural que ajuda, por exemplo, na prevenção do envelhecimento precoce.

Esta leguminosa é bastante versátil, podendo ser utilizada em diversas preparações culinárias, como saladas, sobremesas, lanches, barras de cereais, bolos e chocolates, sendo fácil de ser encontrada em supermercados, pequenas mercearias e lojas de produtos alimentares.

O principais benefícios do amendoim são:

Protege contra doenças cardíacas

O amendoim previne as doenças cardíacas porque contém resveratrol, uma substância que se encontra também no vinho, que é um fitonutriente e um excelente antioxidante que ajuda a reparar lesões no músculo do coração.

Além disso, o amendoim também possui gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, que ajuda a transportar o colesterol que está nos tecidos para o fígado, de forma a ser eliminado do corpo, diminuindo as chances de desenvolver doenças do coração.

Ajuda na prevenção da aterosclerose

O amendoim ajuda na prevenção da aterosclerose porque contém gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, que ajuda no aumento do colesterol bom. O colesterol bom promove a eliminação do colesterol que está nos tecidos, prevenindo, assim, o entupimento das artérias.

O amendoim pode ser utilizado em dietas para diminuir o colesterol, principalmente o colesterol total e o colesterol ruim, uma vez que o colesterol ruim, quando se encontra em excesso no sangue, favorece a formação de placas de gordura que se depositam nas artérias, dificultando a passagem do sangue.

Combate a anemia

O amendoim pode ajudar bastante no combate da anemia porque contém ácido fólico que é uma vitamina que estimula a formação de células sanguíneas, como os glóbulos vermelhos.

Além disso, o amendoim também possui ferro que é outro nutriente muito importante para prevenir e tratar a anemia, uma vez que aumenta a produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina.

Previne o aparecimento da diabetes do tipo 2

Por conter gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, o amendoim ajuda a manter o nível de açúcar estável no sangue, prevenindo, assim, que exista um aumento dos níveis de açúcar no sangue, que, ao longo do tempo, pode facilitar o aparecimento de diabetes tipo 2.

Além disso, o amendoim é rico em fibras, ajudando a reduzir os níveis de açúcar no sangue e que, por isso, também atuam na prevenção da diabetes tipo 2.

Ajuda na perda de peso

O amendoim é um bom alimento para ajudar no controle do peso porque é rico em fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e diminuir a fome.

Além disso, o amendoim também é considerado um alimento termogênico, ou seja, um alimento que é capaz de aumentar o metabolismo, estimulando um maior gasto de calorias durante o dia, o que acaba facilitando a perda de peso.

Evita o envelhecimento precoce

O amendoim é rico em vitamina E que funciona como antioxidante e, desta forma, ajuda na prevenção e retardamento do envelhecimento.

Além da vitamina E, o amendoim é rico em ômega 3, que é uma gordura boa com forte ação anti-inflamatória, o que previne o envelhecimento precoce, tendo em conta que funciona como um renovador das células.

Garante a saúde dos músculos

O amendoim ajuda a manter a saúde dos músculos, uma vez que contém magnésio, um importante mineral que ajuda a fortalecer os músculos, e potássio, que melhora a contração muscular. Por isso, o amendoim é recomendado para quem pratica exercício físico regular.

Além disso, o amendoim também contém vitamina E, que é responsável por aumentar a resistência dos músculos. O amendoim também melhora o rendimento no treino, favorece o aumento de massa muscular através da realização de exercício físico e ajuda na recuperação muscular após o treino.

Diminui o risco de malformações no bebê

O amendoim pode ser um importante aliado na gravidez, porque contém ferro que ajuda na formação do sistema nervoso do bebê, no seu crescimento e desenvolvimento. Além disso, o ferro também ajuda a reduzir o risco de infecções que são comuns na gravidez, como as infecções urinárias.

Além disso, o amendoim também contém ácido fólico, que é muito importante na gravidez, já que é responsável pela redução do risco de deficiências no cérebro e na coluna vertebral do bebé.

Melhora o humor

O amendoim ajuda a melhorar o humor e a diminuir o estresse porque contém triptofano, uma substância que favorece a produção de hormônios a serotonina, conhecida como o "hormônio do prazer", e aumenta a sensação de bem-estar.

O amendoim também tem magnésio que é importante para reduzir o estresse e vitaminas do complexo B, que contribuem para a formação de neurotransmissores, como a serotonina, que ajudam a melhorar o humor.


Fonte: tuasaude.com

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Pêssego e seus benefícios



O pêssego é uma fruta com alto teor de fibras e água que ajudam a prolongar a saciedade e diminuir a fome ao longo do dia, sendo uma ótima opção de alimento para incluir em dietas de perda de peso.

Além disso, o pêssego também tem boas quantidades de betacaroteno, vitamina C e ácido clorogênico, compostos com ação antioxidante que auxiliam no combate aos radicais livres, prevenindo doenças, como diabetes, câncer, infarto e aterosclerose.

O pêssego é facilmente encontrado em supermercados e feiras, podendo ser consumido ao natural, ou usado em preparações como chás, sucos, mousse, saladas, bolos e tortas.

Por conter boas quantidades de fibras, água e antioxidantes, o pêssego promove diversos benefícios para a saúdes, sendo os principais:

Ajuda na perda de peso

O pêssego é uma fruta com baixo índice glicêmico, pois contém pouco carboidrato e boas quantidades de fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, controlando a fome ao longo do dia.

Por conter baixo teor de gorduras e carboidratos, o pêssego é uma ótima opção de fruta com poucas calorias para incluir nas dietas de emagrecimento.

Melhora o funcionamento do intestino

O pêssego contém boas quantidades de fibras, como a pectina, que aumentam a absorção de água no intestino, ajudando na formação do bolo fecal e facilitando a eliminação das fezes, prevenindo a prisão de ventre.

As fibras presentes no pêssego também servem de alimento para as bactérias benéficas do intestino, fortalecendo a flora intestinal e prevenindo o desenvolvimento de doenças, como a síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa e a doença de Crohn.

Ajudar a prevenir câncer

O pêssego é rico em vitamina C e betacaroteno, compostos com propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, um dos responsáveis pelos danos às células saudáveis, ajudando a prevenir alguns tipos de câncer, como de pele, de mama, de pulmão e de cólon.

Controlar a diabetes

Por ter baixo índice glicêmico, o pêssego promove o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, evitando a diabetes e ajudando a controlar a glicemia em quem já tem a doença.

Além disso, o pêssego contém antioxidantes, como betacaroteno e vitamina C, que ajudam a proteger as células do pâncreas contra os radicais livres, melhorando as funções da insulina e prevenindo a resistência à insulina e a diabetes.

Diminuir colesterol “ruim”

O pêssego tem boas quantidades de fibras solúveis e insolúveis que diminuem a absorção de gordura no organismo, promovendo a redução dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, e evitando doenças, como infarto e aterosclerose.

Por conter ótimas quantidades de compostos com ação antioxidante, como as antocianinas e os flavonoides, o pêssego ajuda no combate aos radicais livres, prevenindo a oxidação das células de gordura e favorecendo o equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue.

Equilibrar a pressão arterial

O pêssego tem boas quantidades de potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, evitando a pressão alta.

Além disso, o pêssego é rico em vitamina C e betacaroteno, compostos antioxidantes que melhoram a saúde e elasticidade dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue  e auxiliando no controle da pressão arterial.

Prevenir o envelhecimento precoce

Por ser rico em compostos antioxidantes, como flavonoides e antocianinas, o pêssego ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, porque protege a pele contra os radicais livres, um dos responsáveis pelos danos nas células da pele.

Manter a saúde dos olhos

O pêssego tem ótimas quantidade de betacaroteno, um nutriente que favorece a prevenção da catarata e evita degeneração macular, uma doença que diminui a nitidez e a capacidade da visão central.

Fortalecer o sistema imunológico

Por ser rico em vitamina C,  flavonoides e antocianinas, o pêssego ajuda a combater os radicais livres, além de fortalecer as células do sistema imunológico, auxiliando na prevenção de infecções e problemas, como gripes e resfriados.

É importante lembrar que, para se obter todos os benefícios do pêssego, essa fruta deve ser incluída em uma alimentação balanceada, associada à prática regular de exercícios físicos


Fonte: tuasaude.com/