A pipoca era apreciada pelos nativos americanos muito antes da chegada dos europeus, mas só recentemente descobrimos a riqueza do valor nutricional deste delicioso alimento.
Em 2013, o químico Joe Vinson e membros da sua equipe da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, realizaram estudos acerca das propriedades da pipoca.
Vantagens como aperitivo
A pipoca ficou estigmatizada como um alimento que engorda, porque é frequentemente associada ao cinema e entretenimento.
No entanto, a verdade é que um dos maiores benefícios da pipoca é o fato de ser menos calórica.
Além disso, ela tem mais elementos saudáveis que grande parte dos aperitivos, porque contém mais fibras, mais polifenóis, menos calorias e menos gorduras.
Rica em antioxidantes
Uma única porção de pipoca contém alto índice de antioxidantes chamados polifenóis, presentes na casca do grão de milho. Isso representa de 200 a 300 mg, de um total de 2 g de polifenóis que devem ser ingeridos por dia, ou aproximadamente 13%.
Frutas e legumes também são ricos em antioxidantes, mas por causa de seu alto teor de água, eles acabam diluídos. Nesse sentido, a pipoca se destaca por não possuir água, o que leva ao aumento da concentração dos antioxidantes presentes nela.
Ajuda na prevenção e combate à doenças por ser fonte de antioxidantes
Os polifenóis presentes, principalmente na casca do milho de pipoca, são poderosos antioxidantes naturais.
Os antioxidantes são moléculas que agem no combate aos efeitos dos radicais livres, anulando-os e impedindo que eles danifiquem células vitais.
Níveis insuficientes de antioxidantes ou a má atuação destas enzimas causam oxidação nas células, o que pode levar a deformidade ou a morte de células saudáveis, afetando órgãos vitais do corpo, e podendo até levar ao aparecimento de tumores.
Além disso, os radicais livres são responsáveis por diversos efeitos de envelhecimento, como por exemplo, o aparecimento de rugas, manchas senis, degeneração ocular e cegueira, fraqueza muscular, declínio cognitivo, osteoporose, doença de Alzheimer, demência, queda de cabelo, e outras doenças degenerativas.
Ninguém imagina que dentre os benefícios da pipoca está o combate ao efeitos da idade. Isso é uma ótima notícia e se deve à presença dos antioxidantes.
Melhora o sistema digestivo e o intestino
A pipoca é um grão integral rico em fibras, sais minerais, vitaminas E e vitaminas do complexo B. As fibras estimulam os movimentos dos músculos lisos intestinais e induzem a secreção dos sucos digestivos, o que ajuda a manter todo o sistema digestivo saudável.
Além disso, a presença de fibras, como se sabe, faz bem para o funcionamento do intestino.
Auxilia no controle do diabetes
A alta ingestão de fibras ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e a produção de insulina. É recomendado que diabéticos incluam pipoca na sua dieta, porque se trata de uma forma de reduzir os picos de açúcar no sangue.
Atua na perda de peso
Uma porção de pipoca contém cinco vezes menos calorias do que a mesma quantidade de batatas fritas. Além disso, o teor de fibras na pipoca traz sensação de saciedade e inibe a liberação do hormônio da fome, a grelina.
A pipoca também possui óleos naturais saudáveis e essenciais ao organismo, ao contrário da maior parte dos salgadinhos industrializados cheios de gorduras saturadas.
É fonte de energia
A pipoca contem vitaminas como a tiamina, a niacina e a vitamina B6. Todas elas ajudam a converter os alimentos em energia para o nosso corpo, pois cada uma, em particular, tem seus benefícios. Veja:
Tiamina (Vit. B1): ajuda a quebrar os carboidratos simples e protege o sistema imunológico;
Niacina (Vit. B3): aumenta o HDL, o colesterol bom no sangue;
Vitamina B6: tem inúmeras funções que variam de acordo com cada combinação entre ela e outras vitaminas.
Fonte: mundoboaforma.com.br